Acredite se quiser, Transmídia e Hipermídia são ferramentas presentes no seu dia

Os processos comunicacionais atuais buscam de diversas formas atingir um público cada vez maior, objetivando lucro e disseminação de ideais. Para isso, existem ferramentas que auxiliam o processo. Entre essas ferramentas podemos destacar a transmídia e hipermídia. Mas o que são elas?



Transmídia é uma forma de narrativa que faz uso de diversas plataformas midiáticas, por exemplo, um filme ou seriado de TV que lança trilha sonora (CD), games, brinquedos, roupas, entre outras coisas, a partir do conteúdo inicial, da história narrada.

O conceito de transmídia é muitas vezes visto como pura estratégia de marketing, mas a narrativa transmidiática vai muito além disso, é a criação de novos dispositivos, principalmente baseados em tecnologia digital. Também pode ser entendida como uma Cultura da Convergência, uma vez que o público procura por novos produtos e meios de obter informações e novidades de um filme, série ou programa de TV que gosta.

Já hipermídia é uma ferramenta que concentra a transição de conteúdo entre plataformas. No conceito hipermidiático, o público utiliza diversas plataformas comunicacionais para interagir com o conteúdo que deseja, transformando a narrativa original a partir da sua participação. Exemplo disso são os programas de reality show, que mudam a partir da interação do público, com eliminação de participantes, entre outras coisas.

Apesar de nomes parecidos, as duas são distintas e chegam de formas diferentes para o público. Agora quando você estiver assistindo aquele seu programa favorito já saberá distinguir quando for uma transmídia e hipermídia.

Novos Hábitos

Some say he’s half man half fish, others say he’s more of a seventy/thirty split. Either way he’s a fishy bastard.

0 comentários: